30

set

Ótimas dicas sobre como posicionar os seus eletrodomésticos na cozinha.


 

Mais do que a estética do ambiente, os eletrodomésticos na sua cozinha deve ser posicionados de modo a garantir ambientes seguros e funcionais!

A primeira dica, muito valiosa, é sobre o piso onde eles serão colocados. Não é indicado, instalar os eletrodomésticos sobre carpetes, tapetes e pisos de plástico. Fontes de calor excessivo, como o sol, podem prejudicar os aparelhos e danificar a pintura.

A cozinha é o espaço da casa que mais exige praticidade. Antes de posicionar os eletrodomésticos, faça uma análise de como o fluxo na cozinha acontece. Por exemplo, é comum retirar o alimento da geladeira, transferi-lo até a pia e depois alcançar o fogão. Que tal seguir esta ordem, se possível em linha? Colocar estes três eletrodomésticos distantes fará com que sua cozinha não fique nada funcional…

Fundamental ainda é ressaltar que o refrigerador deve ser instalado no chão e, a parte de trás do equipamento, ficar distante da parede cinco centímetros. O espaço ocupado pela lava-louça pode ser diminuído ao posicioná-la embaixo da pia.

O micro-ondas é outro eletrodoméstico que merece cuidado. Deixe-o ao alcance dos olhos, sendo assim, possível acompanhar o cozimento dos alimentos. Ele deve estar longe de aparelhos como TV e rádio (para não haver interferências) e geladeira, evitando possíveis choques de calor.

Que tal posicioná-lo em uma torre de aquecimento, em conjunto de equipamentos como os fornos elétricos? Essa é uma solução que tem sido bastante aderida nas cozinhas modernas.

Para quem for escolher modelos de embutir, precisa estar ciente dos detalhes ao planejar os moveis da cozinha. Lembre-se de criar nichos sem frestas para que não haja o risco de queimaduras.

No caso do posicionamento da coifa, o essencial é atender as proporções e evitar a instalação do aparelho em paredes de dry wall. Os fogões de quatro bocas exigem modelos com 60 a 70 cm de largura, já os de cinco ou seis bocas precisam de coifas com 90 cm ou maiores.

A altura também deve ser respeitada. O melhor é instalar o eletrodoméstico entre 75 cm e 85 cm de distância dos queimadores. E lembre-se: quanto menor o caminho percorrido pelo duto, maior a eficiência de vazão da fumaça.


Artigos Relacionados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>